quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

As Regras De Ouro Para Um Bom Estudante De Jornalismo


       Enquanto organizava meus testes, livros e cadernos destes últimos 3 anos de curso, vi-me vaga, pensando na senda que percorri até cá estar.
Poderia ter feito mais, é claro. Sempre mais. No entanto, orgulho-me dos resultados que até agora obtive. Cresci e caí muitas vezes mas, ainda estou aqui, aprendendo a ser uma estudante de jornalismo cada vez melhor.
Lembro-me dos desafios dos meus mestres e das minhas respostas efusivas, sempre em um SIM, pronto e disposto.
Entre meus documentos, encontrei estas 7 regras de ouro, que aprendi algures e que até agora tenho como mandamento, tão sagrado e irrevogável.

Orgulho-me de ter levado a sério estes mandamentos, pelo menos na maioria das vezes ou a partir do momento em que percebi que elas são realmente importantes. Agora, quero compartilha-los contigo, que tal como eu, anseias ser um grande jornalista.

   1-  Não tenhas medo de questionar

     






      Pergunte sempre, por mais tola e insignificante que a tua pergunta possa parecer. Um sábio um dia disse: “Jovens sem perguntas, serão adultos sem respostas”. Portanto, se te apetecer perguntar por que é que o céu é azul? Pergunte! Se quiseres saber como se formam as ondas do mar ou como se caça um tubarão? Pergunte!

    2-Leia um livro por semana










      "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”, já dizia Carlos Drummond de Andrade. Então seja um dos que desfrutam deste prazer e sacie a tua sede nesta FONTE. Afinal como disse Mário Quintana, “os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

    3- Esteja por dentro das novas tecnologias e DOMINE-AS

      










     O facebook, o instagram, o twitter, o blogger, o wordpress e as demais redes sociais devem ser teus DOMINADOS e não teus dominadores. Crie páginas e blogs e partilha as coisas escreves. Escreva. Escreva muito. Não importa sobre o quê. Mesmo que seja sobre a vizinha tagarela ou o carro velho do teu ex. professor.

     4-Acompanhe sempre jornais, rádios e emissoras de televisão



        













       Afinal, se quiseres estar entre os melhores tens de saber como eles fazem as coisas. Assista a debates e entrevistas com grandes jornalistas - nacionais e internacionais- e tire apontamento dos seus pontos fortes. Analise jornais para aprender novas técnicas de escrita. Oiça a rádio para familiarizar-se com a boa pronúncia de algumas palavras.

   5- Tenha contactos dentro e fora do mundo do jornalismo           
  


















Para isso é preciso participar de palestras, workshops, congressos, lançamentos de livros e eventos de jornalismo em geral. Ali poderás obter inúmeros contactos, além de aprender mais sobre o jornalismo.
      
6- Seja amigo dos professores


      







      Esta regra pode parecer inútil mas, não é. Ser amigo dos professores pode significar portas abertas. Eles sabem muito. E tudo que eles sabem não pode ser ensinado apenas em algumas horas de aula. Por isso aproveite os ambientes informais para falar com eles e aprender de suas experiências. Eles, também, podem ajuda-lo a encontrar oportunidades de estagio mais facilmente caso mostres esse interesse. 


    7-  A última e mais a importante regra é, SEJA LOUCO, OUSADO E ATREVIDO


      














      Isto pode parecer insano. E é. Os loucos, ousados e atrevidos sabem fazer a diferença e é deste tipo de jornalista que mundo precisa. Então não tenhas medo de tentar, fazer asneiras ou errar. O SEGREDO mora no fazer diferente. E isso os LOUCOS sabem como ninguém.

c  Coloque estas regras em prática e faça melhor!! ;) 










2 comentários:

  1. Boa Partilha, regras básicas para um bom "jornalismo". Acredito que se todos os estudantes, mesmo sendo de outros cursos, fizerem isso teremos um bom futuro.
    Cumprimentos colega. Continue sempre assim.

    ResponderEliminar